Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"O QUINTO MANDAMENTO: O RESPEITO Á VIDA HUMANA".

O TESTEMUNHO DA HISTÓRIA SAGRADA.
do dom divino da vida
violência
A Escritura, no relato do assassinato de Abel por seu irmão Caim,  revela desde o começo da história humana, a presença da cólera e da cobiça do homem,consequências do pecado original, O homem se tornou inimigo de seu semelhante. Deus expressa a atrocidade deste fratricídio." Que fizeste? ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar por mim, Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão".(Gn 4,10-11)
A aliança entre Deus e a humanidade, esta cheia de lembrança 
humana e da  assassina do homem.
"pedirei conta do sangue de cada um de vós...quem derramar o sangue do homem, pelo homem terá seu sangue derramado,pois à imagem de Deus o homem foi feito".(Gn 9,5-6)
O Antigo Testamento sempre considerou o sangue como um sinal  sagrado da vida. A necessidade dêste ensinamento é para todo os tempos.
A Escritura determina com precisão o quinto mandamento: " não matarás o inocente nem o justo".(Ex23-7) o assassinato voluntário de um inocente é gravemente contrário a dignidade do ser humano, a regra de ouro é a sàntidade do Criador, A lei que proscreve é universalmente válida isto é, obriga a todos e a cada um, sempre e em toda parte.

No Sermão da Montanha, o Senhor recorda o preceito: "Não matarás"(Mt 5,21), e acrescenta a proibição da cólera, do ódio e da vingança.Mais ainda, Cristo diz a seu discípulo que ofereça a outra face e ame seus inimigos. Ele mesmo não se defendeu e disse a Pedro que deixasse a espada na bainha.