Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

COMPREENDER O DOGMA(CONTIUAÇÃO).

O  dogma da virgindade de Maria foi formulado no ll Concílio de Constantinopla, no ano 553, que no credo afirma; O filho (...) desceu do céu e encarnou-se da (na) Santa, altamente celebrada, Mãe de Deus(Theotókos) e sempre Virgem Maria.
O dogma católico da virgindade de Maria tem 3 componentes. Diz que Maria Virgem concebeu Jesus por ação do Espírito Santo sem ter relações sexuais com José (concepção virginal); que ela faz uma opção pelo celibato por toda vida(virgindade perpétua) e que aconteceu algo extraordinário no momento do parto(virgindade no parto). Vamos ver separadamente cada um deles.

a) CONCEPÇÃO VIRGINAL.
A concepção virginal não é uma assunto tranquilo entre os biblistas Basicamente, há hoje três correntes de pensamento, quando relacionam o fato e a sua interpretação. A primeira considera que a concepção virginal é um acontecimento inegável, pois é testemunhado por dois evangelistas, que se diferenciam em muitos aspectos no relato da infância, mas são concordes neste ponto. A segunda, seguindo a linha de desmitologização de Bultmann, considera que a virgindade de Maria não é um fato histórico, mas somente uma metáfora. Carece de uma fiabilidade histórica, na melhor das hipóteses, dela devemos reter somente a mensagem, pois não sabemos o que aconteceu, Além disso, pareceria mais coerente com a realidade da encarnação do Filho de Deus uma concepção a partir de uma relação sexual de um casal.
A terceira corrente, com a qual nos identificamos, considera a concepção virginal um simbolo real, Ou seja, é fato, mas transcende a si mesmo, trazendo uma significação profunda. Segundo essa corrente, a mensagem central da concepção virginal não é de natureza sexual, mas sim cristológica.

SEGUE....